quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Língua ao molho


Hoje tem língua de boi no Bar do Betão. Vou publicar a receita e depois inserir as fotos, as quais vou tirar à medida que vou fazendo à dita. Cada língua serve duas pessoas, mais ou menos.


Então...



Coisas que vão:
6 línguas lavadas e sem a parte da garganta;
4 cebolas médias cortadas em brunoise;
2 folhas de louro;
1 cabeça de alho;
1000 ml de molho de tomate caseiro;
Sal a gosto;
Pimenta bode a gosto.

Como que faz:

Língua:
Como a língua tem que ficar bem macia vamos começar com uma panela de pressão, na qual colocaremos as línguas, 3 cebolas cortadas em 4 pedaços, uns 6 dentes de alho e as folhas de louro. Cubra as línguas com água até dois dedos acima. Tampe a panela e cozinhe por 50 minutos, primeiro em fogo alto, depois que a panela começar a “chiar” abaixe o fogo. Após os 50 minutos desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente até acabar a pressão. Abra a panela e espete um palito de madeira nas línguas e veja se já esta completamente cozida, caso contrário leve ao fogo mais uns 20 minutos. Retire a língua com uma pinça (pegador), então retire e descarte a pele, mas não descarte o caldo da panela, coe-o e reserve-o na geladeira. Após retirar toda a pele, corte em escalopinhos de mais ou menos um dedo e reserve.

Molho de tomates:
Faça um molho de tomates usando as cebolas e alho restantes, picados em brunoise. Pode usar tomate pelado. Leve ao foto uma panela grande e grossa com azeite extra virgem e frite o alho, depois a cebola. (Cuidado para não queimar o alho, senão vai amargar e perder o seu molho). Quando estiver dourado, acrescente as línguas e o tomate pelado. Tempere a gosto. Vá adicionando o caldo da língua reservado aos poucos até quase desmanchar, mas cuidado para não deixar a língua nadando numa piscina de molho. Sirva com purê de batatas.

Inté! Aguardem as fotos.

Nenhum comentário: